A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional

A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional
Bound by paperwork, short on hands, sleep, and energy... nurses are rarely short on caring. (Sharon Hudacek, "A Daybook for Nurses")

quarta-feira, 23 de março de 2011

Portuguesas são das mais sexualmente satisfeitas da Europa



As mulheres portuguesas são, entre as entrevistadas de quatro países europeus, as mais satisfeitas em relação à vida sexual, no que diz respeito à frequência e à qualidade.

No total, 88% das portuguesas dizem-se realizadas sexualmente, seguidas por 75% das espanholas e 74% das austríacas. No capítulo da frequência sexual, as portuguesas também lideram a tabela, com 81% a afirmarem ter relações sexuais pelo menos uma vez por semana, seguindo-se as espanholas (68%) e no fim da lista surgem as suecas, com 45%.

Coloco este post, por sentir que esta é verdadeiramente uma das principais dificuldades dos enfermeiros de família, actualmente. A abordagem da intimidade e em particular, da vivência saudável da sexualidade, em particular no que à satisfação conjugal diz respeito, parece-me ser um assunto pouco avaliado e abordado nas consultas de Enfermagem, particularmente pela dificuldade do profissional em comprrender o seu papel e contributo.

Sem comentários: