A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional

A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional
Bound by paperwork, short on hands, sleep, and energy... nurses are rarely short on caring. (Sharon Hudacek, "A Daybook for Nurses")

domingo, 20 de março de 2011

Estudo demonstra que em Portugal a pediculose é responsável por sete milhões de euros de gastos anuais

Cerca de 30 a 50% das crianças entre os 3 e os 12 anos estarão infestadas com piolhos, o que dá mais de 250 mil crianças que precisarão de mais de 40 mil frascos de loções ou champôs para eliminar os parasitas. Baseando-se numa média de 15 euros por frasco, o coordenador do estudo, o pediatra Mário Cordeiro, estima que sejam gastos sete milhões de euros só nas crianças do 1.º ciclo.

Através de mais de mil inquéritos os investigadores concluíram que ainda há muito desconhecimento sobre este parasita que se alimenta de sangue humano. Apesar do piolho não escolher idades, classes sociais, etnias ou géneros, 88,9% dos inquiridos afirmou que a população tem vergonha de dizer que tem piolhos. Um terço ainda atribui os piolhos a classes sociais mais baixas e 9% julga que estão relacionados com falta de higiene. Existe também desconhecimento quanto à janela de contágio, que pode ser de cerca de um mês antes de os sintomas aparecerem.

Do ponto de vista da presença e tratamento, só metade dos inquiridos assinalou a opção correcta: usar um pente de dentes apertados. Os autores avisam até que o tratamento farmacológico não está isento de risco, além de poder causar resistência do piolho: “A opção do uso do pente é uma forma eficaz de tratamento”, sugerem. Mais de 70% considerou ainda que lavar a cabeça é prevenção e 22% dizem que rapar o cabelo é uma possibilidade – duas opções erradas, segundo assinala o estudo avançado pela Lusa.

Sem comentários: