A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional

A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional
Bound by paperwork, short on hands, sleep, and energy... nurses are rarely short on caring. (Sharon Hudacek, "A Daybook for Nurses")

domingo, 20 de março de 2011

Novo recurso comunitário disponível

Porque os enfermeiros de família devem conhecer os recursos comunitários disponíveis, cá fica um, na cidade do Porto, da maior importância, no encaminhamento de mulheres com diagnóstico neoplásico mamário.

Com o objectivo de dar às pacientes todo o suporte não-médico, abriu no Porto o primeiro centro de apoio a doentes com cancro da mama. O centro, localizado na Ordem da Trindade (embora com gestão autónoma), vai oferecer às pacientes com cancro da mama desde o apoio psicológico ou nutricional às terapias complementares.

O objectivo, segundo Maria João Cardoso, directora do “Mama Help”, é que o centro seja “de referência para a orientação e realização de terapias complementares”, sempre a partir do conhecimento do tratamento médico convencional para cada caso,

O projecto não pretende suprir o que se faz nos hospitais, mas sim ser um acrescento e nasceu da constatação de que em Portugal existe uma lacuna quase total nesta área, não existindo locais que, de uma forma integrada e profissionalizada, possam constituir o suporte necessário aos doentes com cancro da mama.



Maria João Cardoso, que também é coordenadora da Unidade de Patologia Mamária do Hospital de S. João, é coadjuvada por uma equipa que integra um gestor, um administrativo, uma enfermeira e uma psicóloga, sendo todos os outros recursos temporários e dependentes das solicitações.

Sem comentários: