A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional

A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional
Bound by paperwork, short on hands, sleep, and energy... nurses are rarely short on caring. (Sharon Hudacek, "A Daybook for Nurses")

domingo, 20 de março de 2011

Limpeza das feridas mais importante que toma de antibiótico

Uma adequada limpeza e drenagem de feridas infectadas pelo Staphylococcus aureus meticilino-resistente (SAMR) é bem mais importante para a sua cura do que a escolha de um antibiótico, sugere um estudo publicado no “Pediatrics”.



Os investigadores do Johns Hopkins Children"s Center, nos EUA, começaram por testar em 191 crianças, com idades compreendidas entre os seis meses e os 18 anos, a eficácia de dois antibióticos comummente utilizados no tratamento de infecções da pele. Destas, 133 estavam infectadas com SAMR e as restantes apresentavam simples infecções por Staphylococcus. Num grupo de crianças foi administrado cefalexina, um antibiótico classicamente utilizado para combater as infecções provocada pela maioria das estirpes de Staphylococcus com excepção da SAMR, e ao outro grupo foi dada clindamicina, conhecida por combater mais eficazmente as bactérias resistentes.



O estudo revelou que, para surpresa dos investigadores, independentemente do antibiótico utilizado, 95% das crianças tinham recuperado completamente ao fim de uma semana. Esta constatação levou os autores do estudo a concluir que a chave da cura estava no cuidado apropriado da ferida e não na escolha do antibiótico.


O investigador recorda que o cuidado apropriado da ferida sempre foi a pedra basilar do tratamento das infecções da pele, mas admite que nos últimos anos muitos médicos começaram a prescrever antibióticos de forma preventiva, facto que, segundo o especialista, pode causar sérios efeitos colaterais, aumentando a resistência a fármacos e os custos de saúde.

Sem comentários: