A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional

A Enfermagem de Família como alavanca para o desenvolvimento profissional
Bound by paperwork, short on hands, sleep, and energy... nurses are rarely short on caring. (Sharon Hudacek, "A Daybook for Nurses")

terça-feira, 10 de abril de 2012

Novidades para as USF's...

O ministro da Saúde adiantou ontem no Parlamento que, durante 2012, está prevista a abertura de 53 novas unidades de saúde familiar (USF).
De acordo com a distribuição geográfica avançada, as regiões do Norte (23) e de Lisboa e Vale do Tejo (20) são as que acolherão mais estruturas do género. Deverão igualmente surgir mais cinco USF na zona Centro do País e ainda outras cinco no Alentejo.
O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde anunciou também alterações à legislação em vigor. Nomeadamente para permitir a criação de um novo modelo de USF. Apesar de não ter desenvolvido muito o conceito, ficou a pista de que ele visa o surgimento de unidades «com mais do que um pólo».
Conforme já consta da metodologia de contratualização relativa aos cuidados de saúde primários para este ano, o responsável confirmou igualmente que outra das novidades legais será a possibilidade de as USF modelo B poderem «passar» a modelo A - «quando não cumpram os requisitos a que estão obrigadas».

Sem comentários: